quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Natal - atividades

sábado, 22 de novembro de 2008

Leis da casa segura


- Lei contra sufocamento
Nunca deixe sacos plásticos ou objetos pequenos ao alcance de crianças.

- Lei contra queimaduras
Nunca deixe crianças perto de fogão aceso, panelas e recipientes com líquidos quentes.

- Lei contra quedas
Coloque proteçoes em janelas e escadas. Nao deixe bebes sozinhos em camas ou trocadores.

- Lei contra afogamento
Feche a tampa do vaso sanitário e a porta dos banheiros. Não deixe baldes com água ao alcance das crianças.

- Lei contra intoxicaçao
Mantenha fora do alcance de crianças produtos tóxicos.


Para uma criança, tudo é brincadeira.

Mais informações sobre acidentes com crianças e prevenção: www.criancasegura.org.br
A página traz dados sobre os acidentes - trânsito, afogamentos, sufocações, queimaduras, quedas, intoxicações entre outros - além de dicas de prevenção, notícias sobre iniciativas voltadas ao incentivo e criação de políticas públicas e informaçoes sobre os programas de mobilizaçao realizados em parcerias com escolas e outras entidades. O site também disponibiliza publicaçoes e folhetos sobre o tema, links úteis e um espaço para doações. A ONG Criança Segura atua na promoção da prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos desde 2001 no Brasil.
O Instituto zeroAseis coloca-se a disposição de todos os interessados e, em especial, com os representantes formais da sociedade (gestores, secretarias municipais ou estaduais) em atuações relacionadas a políticas públicas de prevençao de traumas e acidentes nas áreas da educação, assistencia social e da saúde. Caso haja interesse na implantação de um programa de prevenção de acidentes com crianças em sua comunidade, escola, cidade, creche ou região, por favor, contate- nos


*Fonte (ABIB, Simone de Campos Vieira. Prevenção de acidentes com crianças. Artigo apresentado no I Fórum de Prevenção de Acidentes com crianças. Sao Paulo, 2004).
** Elaborado pela agencia JWT.

Plenário para as crianças


"O site plenarinhos(www.plenarinho.gov.br) acaba de comemorar quatro anos no ar. O portal infantil da Câmara dos Deputados traz informações - com muitas ilustrações e linguagem simples - das atividades realizadas na Casa e o trabalho desempenhado pelos parlamentares. O pequeno internauta recebe noções de política, cidadania, democracia e processo legislativo. O site fornce ainda subsídios para pesquisas".

Fonte: Jornal Extra - Info Extra - 04/09/2008.

Sistema Solar

Para quem pediu desenhos para colorir, achei aqui ok? Espero que seja útil

Alfabetização

Pra quem gosta de ler e se informar sobre a alfabetização.

Baralho para trabalhar os sentimentos


Com esse jogo feito por você, a criançada vai aprender a reconhecer as emoções e a conversar sobre elas
wrAutor (Cristiane Marangon)
Cristiane Marangon
Alegria, tristeza, raiva, saudades... Falar sobre as emoções, e dar nome a cada uma delas, vai ficar mais fácil com o baralho dos sentimentos. Feito com materiais simples, como EVA, papelão, papel colorido e letras em transfer, o jogo é indicado para estudantes de qualquer idade. A lista de sentimentos você elabora junto com os alunos. Cada um deles vai ser representado em uma carta. Depois, é só propor as atividades sugeridas na página ao lado.
Durante a brincadeira, os alunos se conhecem melhor e aprendem mais a respeito dos colegas. E você, ao trabalhar o tema em classe, vai perceber que a garotada traz para a discussão conflitos que aconteceram fora de sua aula. A disputa por uma figurinha na hora do intervalo, por exemplo, pode render uma boa conversa na hora do jogo.
O ideal é que as atividades façam parte da rotina escolar. "Nesses momentos, não cabem julgamentos, punições ou humilhações. O importante é cada um explicar seu comportamento diante de uma situação apresentada", afirma a educadora Luciene Regina Paulino Tognetta, do Laboratório de Psicologia Genética da Universidade Estadual de Campinas (SP).
Como fazer
1. Revestimento da baseDe um lado do papel dúplex, cole o papel, estampado e no verso o liso. Repita o procedimento com todas as cartas. Arredonde os cantos.
2. Confecção do carimboComponha as expressões colando pedacinhos de EVA laranja no EVA preto. O contorno do rosto, as orelhas e o cabelo são sempre iguais. O que muda, dependendo do sentimento, são as sobrancelhas, os olhos e a boca. Faça um carimbo para cada sentimento.
3. Acabamento das cartasCarimbe as carinhas nas cartas e, com as letras em transfer, escreva o nome de cada uma das emoções.
4. Outras versõesPara fazer um baralho de papel cartão, desenhe a carinha em papel colorido, recorte-a e cole-a na carta de outra cor. Se preferir, forre os dois lados de CDs velhos com papel colorido. Recorte uma ilustração de um livro infantil ou de um gibi e cole bem no centro do CD. Escreva embaixo o nome do sentimento.
Material necessário
Retalhos de EVA laranja
16 pedaços quadrados de EVA preto com 10 centímetros de lado
16 pedaços de papel dúplex com 10 por 15 centímetros
16 pedaços de papel de 180 ou 240 gramas estampado laranja com 10 por 15 centímetros
16 pedaços de papel de 180 ou 240 gramas liso laranja com 10 por 15 centímetros
Régua
Almofada preta para carimbo
Letras em transfer
Cola branca
Tesoura
Lápis
*Para confeccionar um baralho com 16 cartas.
Quatro Sugestões para usar o baralho

Teatro das emoções (de pré-escola a 4ª série)
Divida a turma em quatro grupos. Cada um ocupa um canto da sala. Fique no centro segurando o baralho. Um membro de cada equipe vai até você e escolhe uma carta sem que os colegas vejam qual é. Depois, eles voltam aos grupos e representam o sentimento com mímica até que os parceiros adivinhem. Em seguida, as equipes representam o mesmo sentimento para as demais adivinharem. A equipe que alcançar o objetivo primeiro ganha um ponto.
Pequenos escritores (1ª e 2ª séries)
Divida a classe em quatro grupos e peça para um representante de cada equipe escolher três cartas. Os alunos terão de escrever histórias com essas emoções. Variação: criar histórias em quadrinhos.
Como eu me sinto? (de pré-escola a 4ª série)
Peça para os alunos formarem grupos pequenos e espalhe o baralho sobre a mesa, com as figuras viradas para cima. Um aluno de cada grupo lança o dado. Quem tirar o maior número sorteia de dentro de uma caixa um papel com alguma situação. Por exemplo: você acaba de saber que seu melhor amigo vai mudar de cidade no mês que vem. Você se sente... O grupo terá de escolher a carta do baralho que melhor define o sentimento.
Avaliação diferente (todas as séries)
Após qualquer atividade, seja um experimento científico ou a leitura de uma história, forme um círculo com os estudantes e espalhe as cartas no chão. Cada um escolhe uma ou duas para representar o que sentiu em relação à tarefa.

*Fotos Cacá Bratke/Produção Samir Zavitoski, Assistente Susi Ramos

Guirlanda de latinhas


Quer aprender a fazer uma guirlanda de Natal feita com material reciclado?
É super fácil e ajuda a eliminar alumínio do meio ambiente.
Esse objeto de decoração é feito com latinhas de bebida que iriam para o lixo.
Quem nos ensinou foi a artesã Cecília Macedo.

Material necessário:
- juta
- 13 latas tingidas com spray dourado
- 1,20 m de arame- bastidor
- fita de juta vermelha
- abridor de latas
- alicate de bico
- martelo
- tinta spray nas cores verde e dourado

Modo de preparo:
Com o abridor, faça um furo em cada lado da latinha.Repita a operação em todas as latas.Tire os lacres.Passe o arame entre os buracos das 13 latas.Depois, torça e amasse as latas com o martelo.Tome muito cuidado para não machucar as mãos.Pronto! Agora acerte as latas sobre o bastidor, tomando cuidado para que a parte do fundo fique para cima.Deixe um espaço de 0,5 cm entre as latas, amarre o arame e faça uma argola. Ela vai servir para pendurar a guirlanda depois.Corte 4 tirinhas de juta e amarre em cima, embaixo e dos lados para juntar o arame ao bastidor.Forre a mesa, coloque luvas e dê algumas espirradas de spray verde nas latinhas.Deixe secar por 30 min.Enquanto isso, faça um quadrado com a juta de 50 cm x 50 cm.Dobre em quatro e corte um círculo de 7,5 cm.Arredonde os 4 cantos da juta.Com as latas secas, chegou a hora de finalizar a guirlanda. Coloque-a em cima da juta.Faça cortes no tecido entre todas as latas, na parte externa e também na interna.Corte tirinhas de juta, passe entre as latas e dê nó.Na emenda do arame, passe duas tirinhas para o acabamento ficar bem legal.Com o bico da tesoura, desfie as pontas da juta.Pegue a fita vermelha e passe entre as latas, sem cortar.Para a guirlanda ficar bem bonita, faça um laço e coloque na parte de cima.Fica um enfeite bem rústico.

Entrando no espírito de Natal - Vela Decorada

Material necessário:
- 1 vela pronta
- 1 retalho de tecido de algodão (motivo natalino)
- Ferro de passar roupa (não pode ser à vapor)
Modo de preparo:
Pegue uma vela pronta. Agora, coloque o tecido em cima da vela, da maneira que você desejar. Com o ferro, “passe” o tecido, como se fosse uma roupa qualquer. O calor fará com que a parafina derreta e o tecido, grude na vela.
Está pronta!

Vamos brincar?

Escreva seu nome no gelo. Muito legal.

Árvore de Natal diferente

Muito interessante. Acompanhe o passo a passo nesse link: http://www.artesanatonarede.com.br:80/passos/exibir.php?esp=artepapel&id=1824

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Alimentação





Alfabeto Ilustrado

Direitos da Criança








Formatura - menino e menina


Presentinho

Recebi este selinho da querida amiga: Elis do blog http://www.odificilprazerdeensinar.blogspot.com/
Para participar de uma brincadeira onde SONHAR é possível e CONTAR OS SONHOS é uma regra.
Então lá vão os meus:
1) Que acabe toda e qq agressão contra a criança
2) Que o amor encontre morada eterna em nossos corações
3) Que o mundo encontre paz em Jesus
Repasso para todos que visitam meu cantinho. Espero que vcs, ao passarem por aqui, levem a brincadeira com vocês, ok?

domingo, 9 de novembro de 2008

NATAL 2008



Que tal fazer algo diferente, este ano, no Natal?
Sim, já ouço os sinos tocando e avisando que daqui a pouco ele chega. Que tal passar em uma agência dos Correios
e pegar uma das 17 milhões de cartinhas de crianças pobres e ser o Papai ou Mamãe Noel delas?
Há a informação de que tem pedidos inacreditáveis.
Tem criança pedindo um panetone, uma blusa de frio para a avó....
É uma idéia.
É só pegar a carta e entregar o presente numa agência do correio até dia 20 de Dezembro.
O próprio correio se encarrega de fazer a entrega.
DIVULGUE P/ SEUS AMIGOS DA LISTA
Na vida, a gente passa por 3 fases:
- a primeira, quando acreditamos no Papai Noel;
- a segunda, quando deixamos de acreditar;
- a terceira, quando nos tornamos "Papai Noel" na vida de alguém

Hoje é dia de Cecília! - Dia 07/11


Photobucket


HOJE É DIA DE CECÍLIA!

Parabéns Cecília, e obrigada por nos presentear com obras tão lindas Quero parabenizar a querida Leonor que organizou uma festa maravilhosa para ela, com a blogagem coletiva HOJE É DIA DE CECÍLIA!
Para comemorar o aniversário desta grande poetisa, escolhi o poema:

Ou Isto Ou Aquilo

Ou se tem chuva e não se tem sol,

ou se tem sol e não se tem chuva!

Ou se calça a luva e não se põe o anel,

ou se põe o anel e não se calça a luva!

Quem sobe nos ares não fica no chão,

quem fica no chão não sobe nos ares.

É uma grande pena que não se possa

estar ao mesmo tempo nos dois lugares!

Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,

ou compro o doce e gasto o dinheiro.

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...

e vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinco, não sei se estudo,

se saio correndo ou fico tranqüilo.

Mas não consegui entender aindaqual é melhor: se é isto ou aquilo.

Para saber mais sobre a Cecília visite:

 
© Copyright 2010 -Reneide Criações. All rights reserved