sábado, 30 de maio de 2009

Café da Manhã do 1º aniversário

Que alegria poder recebê-los em minha casa. Fiquem à vontade, pois a casa também é de vocês.
Tá quentinho. Huuuuuuum... os grãos mandei vir da melhor fazenda

Como não sabia da sua preferência, trouxe tipos variados. O de cabra veio da minha fazenda especialmente pra você.

Acabaram de entregar. Ai, ai, tá quenteeeeeeeee.

Para quem prefere o lado mais light saúde.... preparei deliciosos sucos.

Encomendei também esses deliciosos pães doces. Também tem diet ok? É aquele ali mais no cantinho esquerdo.

Aproveitando minha família que é mineira, mandei preparar deliciosos pãezinhos de queijo com queijo de primeira.

Calma, calma.... não precisa chorar. Trouxe outros tipos também. Eu pensei em você com carinho.

Eu sei que você também gosta de uma omelete. Preparei essa com frios e ovos selecionados, afinal, minhas visitas merecem.

Ai gente, essa mesa tá dando água na boca....

Para quem gosta de frutas no café da manhã, preparei essa bela mesa com frutas fresquinhas e selecionadas.

Pro pãozinho não ficar solitário... frios, frios e mais frios. Tem muita coisa "engordiet", mas tb tem light. Queijinho minas direto da roça.

Preparei também bolos com farinhas selecionadas. Esses da esquerda não tem glútem, pois algumas amigas não podem comer.
Esses brioches são divinos. Experimentei um e que delícia. Então resolvi encomendar pro café de hoje.

Ei, deixa disso... eu faço questão de te servir. Afinal você é meu convidado de honra e sua presença em minha casa me traz muita alegria.

Não precisa chorar! Acha que eu esqueceria de você que não pode vir???? De jeito algum. Preparei essa cesta com todo amor e carinho.
A todos que me deram o prazer de suas companhias nessa manhã meu muito obrigada e fica o o convite pra voltarem quando quiser.

terça-feira, 26 de maio de 2009

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Meu 1º aniversário!

Estou muito feliz pelo 1º aniversário.
Devo essa conquista a todos vocês que me visitam diariamente. Vocês fazem parte dessa história. Todas as coisas contribuíram para o crescimento: os elogios, as críticas, os conselhos, os puxões de orelha, os comentários...
Mas acima de tudo a Deus toda honra e glória.
"Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas. Glória, pois a ele eternamente". Romanos 11.36

No sábado, 30/05, a partir das 9h, será servido um delicioso café da manhã a todos os amigos e, neste dia, juntos agradeceremos a Deus todas as bênçãos recebidas no decorrer deste 1 ano.
Muitos beijos docinhos e até sábado

1º aniversário do nosso cantinho! Obaaaaaa!




Estou muito feliz pelo 1º aniversário.

Devo essa consquista a todos vocês que me visitam diariamente. Vocês fazem parte dessa história. Todas as coisas contribuíram para o crescimento: os elogios, as críticas, os conselhos, os puxões de orelha, os comentários...

Mas acima de tudo a Deus toda honra e glória.

"Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas. Glória, pois a ele eternamente". Romanos 11.36


No sábado, 30/05, a partir das 9h, será servido um delicioso café da manhã a meus amigos e, neste dia, juntos agredeceremos a Deus todas as bênçãos recebidas no decorrer deste 1 ano.


Muitos beijos docinhos e até sábado

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Festa Junina - Origem e tradições


Origem da Festa Junina Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina. De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).

Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.

Festas Juninas no Nordeste Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.

Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas.

Comidas típicas Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

Tradições As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.

No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.

Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.

Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.


Festa Junina - algumas cantigas

CAPELINHA DE MELÃO
autor: João de Barros e Adalberto Ribeiro
Capelinha de melão é de São João. É de cravo, é de rosa, é de manjericão. São João está dormindo, não me ouve não. Acordai, acordai, acordai, João. Atirei rosas pelo caminho. A ventania veio e levou. Tu me fizeste com seus espinhos uma coroa de flor.

PEDRO, ANTÔNIO E JOÃO
autor: Benedito Lacerda e Oswaldo Santiago
Com a filha de João Antônio ia se casar, mas Pedro fugiu com a noiva na hora de ir pro altar. A fogueira está queimando, o balão está subindo, Antônio estava chorando e Pedro estava fugindo. E no fim dessa história, ao apagar-se a fogueira, João consolava Antônio, que caiu na bebedeira.

BALÃOZINHO
Venha cá, meu balãozinho. Diga aonde você vai. Vou subindo, vou pra longe, vou pra casa dos meus pais. Ah, ah, ah, mas que bobagem. Nunca vi balão ter pai. Fique quieto neste canto, e daí você não sai. Toda mata pega fogo. Passarinhos vão morrer. Se cair em nossas matas, o que pode acontecer. Já estou arrependido. Quanto mal faz um balão. Ficarei bem quietinho, amarrado num cordão.

SONHO DE PAPEL
autor: Carlos Braga e Alberto Ribeiro
O balão vai subindo, vem caindo a garoa. O céu é tão lindo e a noite é tão boa. São João, São João!Acende a fogueira no meu coração. Sonho de papel a girar na escuridão soltei em seu louvor no sonho multicor. Oh! Meu São João. Meu balão azul foi subindo devagar. O vento que soprou meu sonho carregou. Nem vai mais voltar.

PULA A FOGUEIRA
autor: João B. Filho
Pula a fogueira Iaiá, pula a fogueira Ioiô. Cuidado para não se queimar. Olha que a fogueira já queimou o meu amor. Nesta noite de festança todos caem na dança alegrando o coração. Foguetes, cantos e troca na cidade e na roça em louvor a São João. Nesta noite de folguedo todos brincam sem medo a soltar seu pistolão. Morena flor do sertão, quero saber se tu és dona do meu coração.

CAI, CAI, BALÃO
Cai, cai, balão. Cai, cai, balão. Aqui na minha mão. Não vou lá, não vou lá, não vou lá. Tenho medo de apanhar.

Festa Junina - brincadeiras

Corrida do milho: Traçam-se duas linhas paralelas e distantes. Atrás de uma das linhas, coloca-se uma bacia com grãos de milho. Atrás da outra linha, os participantes são reunidos aos pares - um deles segura uma colher e o outro um copo descartável. Dado o sinal, os participantes com a colher correm até a bacia. Enchem a colher com milho e voltam para a linha de largada. Lá chegando, colocam o milho no copo que seu companheiro segura. Vence a dupla que primeiro encher o copinho com milho.

Corrida do ovo na colher: Marca-se um local de partida e outro de chegada. Cada corredor deve segurar com uma das mãos (ou a boca) uma colher com um ovo cozido em cima. Vence quem chegar primeiro ao local de chegada, sem derrubar o ovo. Se quiser variar, substitua o ovo cozido por batata ou limão.

Corrida do Saci ou Corrida dos sapatos: Traçam-se duas linhas paralelas e distantes. Na primeira linha, os corredores tiram os sapatos, que são levados para trás da outra linha, onde são misturados. Dado o sinal, eles devem sair pulando com o pé esquerdo até a outra linha. Depois de calçar seus sapatos, devem retornar, pulando com o pé direito. Vence quem chegar primeiro ao local de chegada, estando calçado de modo correto.
Corrida do saco: Marca-se um local de partida e outro de chegada. Cada corredor deve colocar as pernas dentro de um saco grande de pano e segurá-lo com ambas as mãos na altura da cintura. Dado o sinal, saem pulando com os dois pés juntos. Vence quem chegar primeiro ao local de chegada. Nota: Para substituir o saco de pano pelo de plástico (grosso) de lixo, que é mais escorregadio, é preciso testar o local da corrida com antecedência.

Dança da laranja: Formam-se alguns casais para a dança. Uma laranja é colocada entre as testas de cada par. Os casais devem dançar, sem tocar na laranja com as mãos. Se a laranja cair no chão, o casal é desclassificado. A música prossegue até que fique só um casal.

Dança das cadeiras: Forma-se um círculo com tantas cadeiras quantos forem os participantes menos uma. Os assentos ficam voltados para fora. Coloca-se música e todos dançam em volta das cadeiras. Quando a música parar, cada um deve sentar numa cadeira. Um participante vai sobrar e sair da brincadeira. Tira-se uma cadeira e a dança recomeça. Vence quem conseguir sentar-se na última cadeira.


Jogo das argolas: Enche-se com água garrafas de refrigerante (plásticas e grandes) e aperta-se bem as tampas. Arruma-se as garrafas no chão com pelo menos um palmo de distância entre elas. Faz-se uma linha de arremesso a cerca de 1,5 metros de distância. Cada participante recebe cinco argolas (ou pulseiras), para fazer cinco tentativas. Vence quem acertar mais argolas nos gargalos das garrafas
Jogo do bicho ou Rabo do burro: Desenhe um animal de costas ou de lado numa cartolina e prenda numa parede. Cada participante deve receber uma etiqueta autocolante grande (já destacada). De olhos vendados, deve caminhar até o desenho e colar o rabo do animal. Quem colocar o rabo mais próximo do local correto é o vencedor.

Jogo do bigode: Desenhe numa cartolina um rosto masculino e prenda numa parede. Cada participante deve receber, em cada mão, uma etiqueta autocolante de tamanho médio (já destacada). De olhos vendados, deve caminhar até o desenho e colar os dois lados do bigode. Quem colocar o bigode mais próximo do local correto é o vencedor.

Pesca da maçã: Sobre uma mesa, coloca-se uma bacia com água* e maçãs boiando. Cada participante deve colocar as mãos nas costas e inclinar-se sobre a bacia e morder uma maçã. Quem conseguir ganha um brinde. (*De preferência, usar água filtrada)

Pescaria: Recorte peixes em cartolina e numere-os. Faça um corte no lugar da boca do peixe e prenda um clipe ali (parecerá uma argola). Faça varas de pescar amarrando um barbante em cada vareta. Depois, na outra ponta do barbante amarre um outro clipe aberto na lateral. O clipe quando aberto tem o formato de gancho, como um anzol. Espete os peixes numa grande bacia com areia. Ganha um brinde quem pescar o peixe com o número de maior valor.

Quadrilha: nas festas juninas, a música que geralmente é tocada durante a quadrilha é "Festa na roça", de Mario Zan. Mas, se você não tiver essa música disponível, coloque outra que seja bem tradicional e vá coordenando a dança. Não precisa ensaiar, é tudo no improviso!
Correio elegante: usando cartolina de diversas cores, faça pequenos cartões em formato de coração, de balão, redondo ou quadrado e coloque-os em uma cestinha. As próprias crianças poderão escrever mensagens para os amigos, mas sem se identificar. Um adulto entrega a mensagem para o destinatário, que deverá adivinhar quem a escreveu e poderá mandar um recado de volta. Pular a fogueira: chame as crianças para pular a fogueira de papel laminado.
(Obs. foram retirados da net, mas não me recordo de onde. Por favor, caso o autor reconheça, se pronuncie para serem dados os devidos créditos.

Festa Junina - comidas típicas

Arroz doce - sobremesa preparada com arroz, leite e açúcar, perfumada com casca de limão e canela.
Bolo de milho - sozinho ele já é uma delícia, imagina então com uma cobertura de chocolate…
Bolo de fubá – feito a base de fubá e algumas pitadas de erva-doce.
Canjica - tem gente que gosta dela pura, bem branquinha. Outros preferem com canela. Na dúvida, fique com os dois!
Cuzcuz de milho – feito com flocos de milho, coco ralado e leite de coco, fica irresistível.

Doce de leite - o típico das festas juninas é feito no tabuleiro e cortado geometricamente. Mas, quem é que se importa com o formato?
Milho verde – este não pode faltar numa festa junina!

Paçoca - você sabia que existem dois tipos de paçoca? Há a paçoca doce, feita de amendoim e típica das festas de São João, e a paçoca salgada.
Pamonha - para quem não sabe, a pamonha é uma espécie de bolo feito de milho, e pode ser doce ou salgada.
Pé-de-moleque - feito de amendoim, o doce tem este nome porque parece um pé cascudo e escuro, como são os pés de moleques.
Pipoca - pipoca não é só para a hora do cinema. A pipoca é típica das festas juninas. O nome vem do tupi “pi’poka”, que significa “estalando a pele”.
Quentão – cachaça preparada com limão, gengibre, canela e açúcar.
Vinho quente – vinho preparado com frutas canela e gengibre.

Festa Junina - Atividades






segunda-feira, 4 de maio de 2009

Novo Blog

Olá pessoal! Espero que estejam todos bem. Andei um pouco sumida né? Eu estava na construção de um blog para artesanatos e, graças a Deus, cheguei a conclusão.
Aguardo a visitinha de vcs lá e muuuuuuuuuuuuuuuuuuitos comentários hahahahahahaha.
Bjs docinhos pra vcs.

Jogral para o dia das mães

1-2-3


A mulher se integrou completamente

5-6


em todas as funções da vida moderna:

4

é cientista, astronauta, e é docente.

Todos Lidares tantos que ninguém reprova!

1

Sendo estadista ou como tenente,

2

ela passa em todas as provas!

3

Em tudo se mostra eficiente,

Todos e assim o seu valor comprova!

2-4

Mas não é esse o seu troféu mais lindo,

5

é no lar, sorrindo, ou entre lágrimas,

6

que a mulher se mostra sem rival!

3

Na prática do amor, com singeleza,

1-3-5

ela, sem mal, alcança o destaque da nobreza:

Todos Torna-se MÃE, a mulher imortal!

A arte de ser mãe

MÃE

Você é a mais doce e pura criatura!

A dedicada esposa, mulher e protetora!

Você... Que me permitiu viver e sonhar

Que me amparou e me ensinou a caminhar!

MÃE

É seu, o mérito do sucesso que se diz meu!

Pois, você soube transmitir com seu amor,S

em buscar descanso, com alegria e louvor,

A garra de luta e a grande vontade de vencer!

MÃE

Você plantou em mim a harmonia e a paz.

Soube ensinar-me a ser alguém antes de ter.

Você mostrou sempre como amar e a perdoar!

MÃE

Você... Ensinou-me a respeitar e ser respeitada!

Você... Ensinou-me a ter honra e ser honrada!

Você... Ensinou-me a sublime arte de ser Mãe!

Dia das Mães - para montar




Dia das Mães - para pintar










 
© Copyright 2010 -Reneide Criações. All rights reserved