terça-feira, 18 de agosto de 2009

Site com histórias lendas e poesias

Para você educador.
Dá uma passadinha por lá. Tem muita coisa interessante.
Bjs docinhos

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Gripe Suína - Informativos




Gripe Suína - Atividades













Fonte: http://www.smartkids.com.br/

Gripe Suína - Informações

O que é a gripe suína?

É uma doença respiratória aguda altamente contagiosa frequente em porcos. Esses animais podem ser infectados, ao mesmo tempo, por mais de um tipo de vírus, o que possibilita que os genes dos vírus se misturem. Por isso, a suspeita dos especialistas é de que a doença que está contaminando pessoas atualmente seja provocada por um vírus que contém genes de várias origens - chamado de recombinante. É um vírus que contém a mistura de genes que provocam a gripe suína, a aviária e a humana.

Quais os riscos para as pessoas?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a situação uma "emergência de saúde pública de preocupação internacional". Conforme explicou no domingo o secretário-geral adjunto da OMS, Keiji Fukuda, isso significa que há risco de que a gripe suína se espalhe pelo mundo. Já foi estabelecido nível de alerta de grau quatro - numa escala que vai até seis. Nesse caso, avisou Fukuda, os países serão de tomar medidas muito drásticas, mas não deu detalhes.

Como ocorre a infecção em humanos?

As pessoas, quase sempre, são infectadas pelo contato com porcos. Mas em alguns casos não há histórico de contato nem com porcos nem com ambientes em que esses animais tenham estado - em fazendas ou feiras agropecuárias, por exemplo. Os registros de transmissão da doença entre humanos são limitados a contato muito próximo em grupos de convivência.

É seguro comer porco e produtos de carne suína?

Sim. Não há registro de transmissão da gripe suína por ingestão de alimentos adequadamente preparados. O vírus da gripe suína não resiste ao cozimento em temperatura superior a 70°C, como se recomenda para a preparação de carne de porco e outras carnes para alimentação humana.

E alimentos como presunto cru, patê suíno, salame, salsicha?

Também não existe nenhum tipo de risco em comer esses alimentos.

Há vacina para proteger pessoas?

Não. Esses vírus se modificam muito rapidamente. A vacina atual contra a influenza produzida a partir das recomendações da OMS não contém o vírus da gripe suína.

Como é feito o diagnóstico em seres humanos?

Da mesma forma que numa gripe comum, quando observados os sintomas (febre, dores pelo corpo, cansaço e tosse), recolhe-se material para análise, normalmente o muco expelido pelo nariz e boca.

Por que a gripe suína mata?

Esse vírus tem uma capacidade de atingir os pulmões e não só pode causar uma pneumonia (que leva à morte pela insuficiência respiratória) como predispõe o pulmão a se infectar com outras bactérias que normalmente não causariam essa pneumonia.Estou em um avião e tem alguém com sintomas de gripe (e não sei qual é).

Devo me preocupar?

Devo me preocupar se estiver em um voo internacional que saiu de um desses países onde existem casos confirmados e suspeitos. As pessoas que estão no Brasil, porém, não devem ter paranoia. Por enquanto, não há casos confirmados aqui.

A vacina usada na prevenção da gripe comum pode ajudar no combate da gripe suína?

Pode, ela pode conferir uma proteção parcial. A pessoa pode se proteger ou não, ou pode se proteger de um modo intermediário. A chance maior é que não proteja muito bem, porque o vírus da gripe suína é diferente do que está na vacina. Mas mal a vacina não irá fazer.

Como os médicos sabem diferenciar se é uma gripe comum ou a gripe suína?

Em uma pessoa com suspeita, primeiro, se faz o chamado teste rápido para detecção do vírus influenza. É um kit que existe e que permite indicar a presença do vírus influenza. Se esse teste rápido der positivo, o material colhido é enviado para um laboratório especializado e ali se identifica se o vírus influenza encontrado é ou não da gripe suína.

Estive no México recentemente. Por quantos dias devo me preocupar se posso ter sido infectado?

Geralmente, a incubação da doença dura de 2 até 10 dias. O ideal é que as pessoas observem por 10 dias depois da chegada. Se aparecer sintomas, elas devem procuraras autoridades saúde.

Uma pessoa que está com a gripe suína pode se curar?

Pode. A maioria dos casos está sendo curado espontaneamente. Por enquanto, ainda não se sabe o percentual de cura. Até agora, a gripe suína tem sido menos letal do que a gripe aviária, mas se espalha com mais rapidez, porque é transmitida de humano para humano.

Vou tirar férias e planejei ir para um dos países onde há casos confirmados da doença. Devo remarcar minha viagem?

A viagem para esses lugares deve ser evitada, principalmente para o México. A recomendação é viajar somente em caso de extrema urgência. Se é a pessoa é contaminada uma vez, faz tratamento e melhora.

Ela pode ser contaminada novamente?

Provavelmente não, porque ela adquire uma proteção contra esse tipo de vírus da gripe, mas não contra outros tipos.

A pessoa fica com o vírus "para sempre", mesmo depois de melhorar?

Não. O vírus infecta a pessoa, causa sintomas - ou não - vai embora e depois deixa essa pessoa com uma proteção contra ele. O tratamento, para funcionar, tem de ser feito nas primeiras 48 horas. A medicação é específica.

Vou ao México a trabalho e não tenho como adiar a viagem. O que faço para me proteger?

Fique atento às recomendações de saúde dadas e use máscaras dentro do avião e também enquanto estiver na rua. O governo brasileiro está disponibilizando máscaras nos aeroportos. É uma máscara especial.

PERGUNTAS DO LEITOR

Como surgiu esse vírus?

Ainda não se sabe bem o que aconteceu. É uma mistura de três vírus influenza: da gripe aviária, suína e humana. Provavelmente saiu do porco para o humano e aí se espalhou.

Já existe algum estudo para se obter uma vacina para essa gripe ou não há nada em vista?

Sim, já está se analisando o vírus, e a OMS está trabalhando para isso. O tempo médio para que uma vacina fique pronta é de quatro a seis meses. Estive na segunda-feira em contato com um conhecido que retornou dos EUA no sábado, após passar uma semana lá. Ele estava muito gripado e tossindo. Terça-feira amanheci gripada.

A transmissão pode ser assim tão rápida?

Geralmente, os sintomas demoram no mínimo de 48 a 72 horas para aparecer. Vinte e quatro horas é um tempo muito curto para que apareçam os sintomas.

Não deveria existir uma quarentena para as pessoas que vêm de países que têm a gripe suína?

Essa determinação precisaria partir do governo, mas, além das questões de saúde, existem questões diplomáticas e econômicas a serem consideradas para a adoção de uma medida como essa.

Com que frequência a máscara deve ser trocada ?

O ideal é que a máscara seja trocada em, no máximo, 24 horas.

Quanto tempo o vírus sobrevive fora de um organismo?

Esse vírus não dura muito tempo no ambiente. Não se sabe exatamente quanto, alguns dias em um clima úmido e frio.

Fonte: Luciano Goldani, chefe da unidade de infectologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre

DICAS PARA SE PREVENIR DA GRIPE:

1)Higiene Lave as mãos com frequência.

2)Proteção: ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, de preferência descartável.

3)Contato: Evite o contato direto com pessoas doentes. Também não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal. Evitar tocar olhos, nariz ou boca.

Mais informaçõe acesse:

http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?newsID=a2492447.xml&tab=00085&uf=2

 
© Copyright 2010 -Reneide Criações. All rights reserved