domingo, 1 de junho de 2008

Festa Junina

Meninas que pediram material pra Festa Junina aqui está. Não é minha praia, mas me esforcei pra ajudar a todas. Quem desejar mais atividades, envia um email que eu mando em PVT ok? Então.... Bom trabalho!

Acenda a fogueira do seu coração que a festa já vai começar!
E aí compadre e comadre? Estão preparados para a festa junina? O meu arraial já está prontinho, tem história, música, dança, brincadeiras e, é claro, muita comida gostosa! Quer ver?

História
Você sabe por que as festas juninas receberam esse nome? Todo mundo conhece a história de que elas são chamadas de juninas por acontecerem no mês de junho. Mas o que pouca gente sabe é que, antigamente, na Europa, a comemoração era conhecida como festa joanina em homenagem ao nascimento de São João Batista. Mais tarde, os portugueses incluíram São Pedro e Santo Antônio nas festanças e também outros elementos, como as grandes fogueiras, que serviam para afastar as pragas agrícolas e trazer boas colheitas, os fogos de artifício e as bombinhas, que espantavam o mau-olhado, e os balões coloridos, que levavam pedidos aos santos.As festas de junho são comemoradas em três datas principais:· 13 de junho - festa de Santo Antônio;· 24 de junho - festa de São João;· 29 de junho - festa de São Pedro.É claro que, como os brasileiros adoram festas, qualquer dia do mês de junho é dia de comemorar e, do norte ao sul do país, as barraquinhas de guloseimas vão surgindo, a música toca alto e a dança vai até o sol raiar! E viva São João!!!


Quitutes
Festa junina não é festa junina se não tiver muitos e variados quitutes. Huuummm... Só de pensar, fico com água na boca! Apesar de ter muitas coisas em comum, a culinária típica das festas juninas não é igual em todas as regiões do Brasil. No Norte, por exemplo, o biju e a tapioca são os quitutes mais saboreados nessas ocasiões. No Sul, o pinhão é a sensação das festas. No Sudeste, é o pão de queijo que faz sucesso. Na Região Centro-Oeste, a pamonha não pode faltar e, no Nordeste, o apetite dos festeiros é estimulado com muito cuscuz, cocadas, bolinhas de jenipapo e amendoim. Nas festas do meu bairro, cada um leva um prato. A mãe do Junin faz pé-de-moleque e o pai da Carol sabe cozinhar uma canjica maravilhosa. A vó da Juju gosta de fazer receitas com milho verde: ela faz milho cozido, pamonha e bolo de milho. É tudo muito gostoso! Minha mãe é especialista em bolo de fubá, e eu também sei fazer algumas coisinhas gostosas. Nessa festa, eu vou levar a pipoca e a paçoca, que são receitas deliciosas e fáceis de fazer! Aí vai a minha receita de paçoca para que você também possa colaborar com um prato típico na sua festa junina:

Paçoca
Ingredientes:
1 quilo de amendoim torrado sem casca e sem pele2 xícaras (chá) de açúcar1 xícara de farinha de mandioca1 colherinha de sal
Modo de preparar:
Misture todos os ingredientes e passe-os, aos poucos, no processador de alimentos ou no liquidificador até que se tornem um pó fino. Coloque a mistura em forminhas para moldar as paçoquinhas ou em canudinhos de papel. Pronto, agora você já pode se deliciar com essa receita simples e gostosa!


Quadrilhas
A quadrilha foi trazida para o Brasil pela Corte portuguesa e, inicialmente, era dançada apenas pela nobreza. Com o tempo, ela foi se popularizando, e a dança servia para representar o dia-a-dia dos trabalhadores da roça e os perigos e dificuldades que eles enfrentavam a caminho do trabalho. Além da quadrilha, outros tipos de dança também animam as comemorações juninas, como, por exemplo, o forró no Nordeste, o cateretê na Região Sudeste, o cururu na Região Centro-Oeste, o vaneirão no Sul e o boi-bumbá, que aquece os festejos do Norte brasileiro. E, quando falamos em dança, não podemos esquecer das cantigas que todos gostam de cantar e que alegram as festas. Essas duas são as minhas preferidas:
Pula a fogueira
Pula a fogueira, IaiáPula a fogueira, Ioiô Cuidado para não se queimar Olha que a fogueira Já queimou o meu amor.
Capelinha de Melão
Capelinha de Melão É de São João, É de cravo, é de rosa, É de manjericão.
São João está dormindo, Não me ouve não, Acordai, acordai, acordai João.

Brincadeiras
Sem dúvida nenhuma, essa é a parte da festa que eu mais adoro! Quem é que não gosta de corrida de saco, tiro ao alvo com bolinha de meia, pescaria, pau de sebo e corrida com ovo na colher? E ainda tem a brincadeira da cadeia, em que pagamos para prender nossos amigos ou as pessoas que estão atrapalhando a nossa diversão. Para sair, "o preso" tem que pagar também e, se não tiver dinheiro e ninguém quiser pagar para que ele saia de lá, pode contar que vai ficar lá a festa inteira! A brincadeira que os tímidos mais gostam é o correio elegante, pois é uma ótima forma de mandar recadinhos apaixonados para a pessoa de que estamos gostando. Mas o correio elegante não é só para namorados. Também podemos enviar mensagens, poesias e charadas para nossos amigos e familiares.
Infelizmente, nem todas as brincadeiras são divertidas e acabam bem. A cada ano que passa, os acidentes, incêndios e queimaduras aumentam muito durante o período das festas juninas por causa dos balões e dos fogos de artifício. Além disso, fabricar, vender ou soltar balões é proibido por lei. Quem cometer esse delito, além de ter que pagar uma multa, pode ficar preso (em uma cadeia de verdade) por um a três anos. Por isso, no meu arraial, brincadeira perigosa não entra de jeito nenhum! E, como eu gosto muito de balões, aprendi a fazer uns lindos, coloridos, divertidos, fáceis e que não causam nenhum tipo de acidente, nem para as pessoas e nem para a natureza! Então, mãos à obra,
clique aqui para fazer o seu balão!


Fonte: http://meninomaluquinho.educacional.com.br/PaginaExtra/default.asp?id=1188


Atividades variadas: português, matemática, coordenação motora...
















5 comentários:

  1. Gostei dessa postagem, vai me ajudar muito na escola. Beijos... Parabéns pelo blog!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. ADOREI SEU BLOG!!!! PARABÉNS, SUAS ATIVIDADES SÃO ÓTIMAS. BJOS pATRICIA

    ResponderExcluir
  3. Amei seu Blog.. parabéns .. que o Senhor te abençoe grandemente..... a música é maravilhosa pode me enviar o código para colocá-la em meu blog... ?? michellithome@hotmail.com
    me visita... http://compartilharparacrescer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. oi,tudo bem?
    estava aq navegando
    na net e fui olhar uns
    site para mim fazer a minha
    festa e acabei encontrando o sei
    parabéns pelo blog amei!
    que deus te abençoe e que
    te ilumine para vc
    continuar esse seu trabalho
    maravilhoso!
    bjaum!

    ResponderExcluir
  5. olá! estive no seu blog e adorei tudo.e aproveitei muitas das dicas e atividades sugeridas.obrigado!!!bj

    ResponderExcluir

Olá amigo(a)! Que bom te ver por aqui.
Adoro quando você deixa um comentário.
Isso me incentiva a continuar sempre.
Por favor não esqueça de se identificar para que eu possa agradecer.
Deus te abençoe.
Bjs docinhos da Tia Rose

 
© Copyright 2010 -Reneide Criações. All rights reserved